Coluna Cervical   -   Dor no Braço e Pescoço

Consulta de Neurocirurgia

Clinicamente conhecida por cervicobraquialgia, a dor que se prolonga desde a região cervical (pescoço) ao longo de um membro superior ou de ambos, constitui uma das principais causas de sofrimento e incapacidade da população em geral.

A coluna cervical, é constituída por 7 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, que se estendem desde a base do crânio até ao tórax.

A dor no pescoço, clinicamente conhecida por cervicalgia, pode resultar de distúrbios funcionais dos músculos, tendões ou ligamentos, de alterações degenerativas das estruturas articulares, nomeadamente dos discos intervertebrais. Quando estas alterações comprimem as estruturas nervosas, os sintomas podem estender-se ao membro superior, nuca ou região dorsal.

Os sintomas habituais além da dor, poderão ser rigidez muscular com limitação dos movimentos do pescoço, braço ou mão, bem como alterações de sensibilidade, como formigueiro, sensação de queimadura, choque, picada, entre outras. A extensão ao membro superior pode atingir apenas o ombro, ou estender-se até à mão. A perda de força é um sinal de elevada importância que não deve ser desprezado, bem como as alterações ao nível dos esfíncteres.

As causas podem estar relacionadas com hérnias discais cervicais, artroses, contraturas musculares, tendinites, entre outras.

O diagnostico é realizado na avaliação em consulta de Neurocirurgia, com possível necessidade de exames, como a Radiografia (RX), Tomografia Computorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), entre outros.

O tratamento é diverso e adaptado a cada caso concreto. Pode simplesmente consistir no cumprimento de um plano medicamentoso ou utilização de periódica de equipamentos específicos, como o colar cervical. Por vezes, há necessidade de adotar uma abordagem multidisciplinar, com recurso à Fisioterapia, sendo que nos casos mais complexos, em que todas estas medidas de tratamento conservador não são eficazes, poderá haver necessidade de optar pelo tratamento cirúrgico. Importa referir que em praticamente todos os casos existe a necessidade de adotar medidas de correcção postural, as quais poderão ser facilitadas através exercícios específicos.

Consulta Neurocirurgia - Monticlínica

Rua Joaquim Serra, 166